
Mascotes no Marketing
Definição
Mascotes são personagens criados para representar uma marca ou produto e são frequentemente utilizados em campanhas publicitárias e marketing para ajudar a transmitir uma mensagem específica e criar um vínculo emocional com o público.
Os mascotes no marketing além de ter uma longa história, sua popularidade tem aumentado ao longo dos anos.
Histórico
As empresas começaram a criar personagens fictícios para promover seus produtos no século 19.
Mister Peanut é um dos primeiros exemplos conhecidos, criado em 1916 para promover amendoins.
Desde então, muitas outras marcas seguiram o exemplo, incluindo marcas de fast food, brinquedos e produtos de limpeza doméstica..
As marcas brasileiras também investem na estratégia de mascotes em comunicação, alguns exemplos marcantes são o Baihianinho das Casas Bahia, criado na década de 1960 e o Lek Trek que apesar de ter sido criado em 1971, que recebeu o nome Lequetreque (grafia original) em uma campanha nacional em 1985.
Atualmente
As mascotes são amplamente utilizadas em vários setores, incluindo alimentos, brinquedos, serviços financeiros e tecnologia.
O McDonald’s, uma das marcas de rede de fast food mais conhecidas do mundo também usa mascote , o palhaço “Ronald McDonald”.
Além disso, as marcas esportivas brasileiras, principalmente ligadas ao futebol, usam mascotes para representar suas equipes, como o “Mosqueteiro” do Corinthians, o “Porco” do Palmeiras e o “Galo” do Atlético Mineiro.
Não só a atualização do mascote é importante, mas também é ideal é acompanhar as mudanças do seu público alvo, seja na estética quanto nas características físicas ou psíquicas, veja um exemplo de atualização para acompanhar as tendência de comunicação.
Futuro
Primeiramente, os mascotes são tendência em marketing e provavelmente continuarão no futuro, já que é uma forma eficaz de criar reconhecimento de marca e conexão emocional com o público.
As empresas, no entanto, precisam atualizar suas abordagens, já que o público continua a evoluir e mudar suas expectativas. Além disso, as empresas precisarão considerar como suas mascotes se encaixam com a crescente importância da responsabilidade social e ambiental no mercado global, .
Nós deveremos ver cada vez mais marcas utilizando mascotes personalizados para se diferenciar de seus concorrentes e se destacar no mercado.
Caso tenha gostado do conteúdo veja mais em nosso BLOG
Compartilhe
Veja nossos outros artigos


Descubra a Essência do Seu Negócio: 5 Passos para Encontrar o Verdadeiro Propósito da Sua Empresa

Tudo o que Você Precisa Saber sobre o CRM HubSpot: Como Impulsionar seu Negócio
